Monumento

Velas ao Vento está de volta ao chafariz do Laranjal

Restaurado pela iniciativa privada e com patrocínio das Biscoito Zezé, estrutura do arquiteto e paisagista Fernando Sparenberg ganha destaque na praia

Foto: Cíntia Piegas - Por oferecer perigo, o monumento Velas ao Vento foi retirado da rótula da praia em 2021

O que era previsão virou precisão. A estrutura de quase duas toneladas voltou a fazer parte do cenário do Laranjal ao ser recolocado no chafariz da rótula jornalista Álvaro Piegas no finalzinho de janeiro. O monumento, inaugurado há 13 anos, apresentava desgaste e a iminência de cair. Por oferecer perigo, foi retirada em 2021 e um metalúrgico se ofereceu para recuperar a peça. Entretanto, os custos ficaram elevados e a iniciativa privada garantiu o restauro. Com o proprietário da Metalúrgica BR, Benjamin Rodriguez Ramalho, e o patrocínio da Biscoitos Zezé, o arquiteto e paisagista Fernando Sparenberg responsável pela obra pode ver seu trabalho recuperado.

"Fizemos a recuperação de toda a estrutura", disse o arquiteto que acompanhou de perto a obra da equipe de Ramalho. Para garantir uma durabilidade maior, foi utilizada uma tinta especial e mais resistente para ferro e aço, com uma camada de fundo e a da superfície que deve se manter na cor entre vinho e bordô. segundo o arquiteto, ainda faltam arremates. já o funcionamento do chafariz e luz fica por conta da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Sanep.

Relembre o caso
Em 2021, Fernando Sparenberg informou a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) sobre as condições da estrutura que poderia cair a qualquer momento, caso nada fosse feito. Erguida no chafariz, entre as avenidas da praia e a José Maria da Fontoura, quase em frente ao Shopping Mar de Dentro, a obra faz alusão às práticas náuticas comuns nas águas da Lagoa dos Patos e pode ser vista em todos os ângulos. Pela primeira análise, constatou-se que a manutenção não poderia ser feita no local. O monumento foi transportado para a metalúrgica, que após análises emitiu um laudo indicando a dificuldade de recuperá-lo devido ao estado de degradação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calor favorece chuva e temporais isolados em várias regiões do RS Anterior

Calor favorece chuva e temporais isolados em várias regiões do RS

Domingo de praia movimentada marca os 72 anos do Laranjal Próximo

Domingo de praia movimentada marca os 72 anos do Laranjal

Deixe seu comentário